top of page

Tema: ESE cap. 19: 12 - Fé divina e humana- Palestrante: Roberto Dutra

Reunião Pública de 5ª.feira – Dia 09/02/2017

Graças a Deus!

 

Todas as ações realizadas pelo homem aguardam um desfecho à frente. Tudo que o homem faz é na expectativa de algum resultado.

 

Vamos aprendendo que algumas ações sempre acabam nos mesmos resultados.

 

Quando pressionamos o interruptor imediatamente a lâmpada se acende. Já sabemos que a pressão no interruptor vai fazer a lâmpada acender.

 

E assim, mil outros momentos da vida diária vamos realizando coisas porque temos certeza dos resultados. Por experiência, repetidas muitas vezes, já sabemos o que acontece a seguir. Isso é conhecimento.

 

A fé implica algo mais do que conhecimento. Saber da vida futura, conhecer o Espiritismo, o teólogo conhece, mas não, necessariamente, tem fé.

 

Quando uma criança pula de uma altura com a certeza de que os braços fortes do pai a ampararão, ela confia no amor e na proteção do pai. Isso é fé – confiar.

 

Se juntarmos conhecimento das coisas futuras da vida espiritual, que o Espiritismo trás, com a confiança que o amor de Jesus coloca em nossos corações, aí temos fé, fé verdadeira, fé que não duvida.

 

É quando viemos para tomar o passe, não vemos o que é realizado, mas confiamos no resultado porque sabemos do amor com que o ato é praticado. Sabemos de tudo que envolve aquele carinho, aquela generosidade, do plano espiritual e do médium para conosco. Aí temos conhecimento, confiança – temos fé.

 

A fé, portanto, é sentimento, e sentimento não se compra, não se impõe. Sentimento se constrói. Sentimento se edifica.

 

Portanto, amigos, ninguém pode exigir a fé do outro. Ele vai levar um tempo para construir a sua fé. Mas, vai chegar lá.

 

E nós, com a nossa fé, sabendo de antemão das coisas espirituais, confiando no amor generoso do mestre Jesus e dos espíritos bons, vamos transitando com as dificuldades terrenas com muito mais habilidade.

 

A dor dói em todo mundo, mas dói menos em quem tem fé porque sabe porque ela é necessária e sabe aonde ela vai dar.

 

Quando tomamos um comprimido, não exigimos efeito imediato. Sabemos que são necessários alguns minutos para o remédio fazer efeito. Assim também a nossa fé. Quando a dor aperta fazemos a nossa oração, suplicamos socorro, e sabemos que devemos aguardar porque o socorro virá. Isso é fé.

 

Amigos espíritas usemos a nossa fé. Usemos bastante da nossa fé para amenizar as agruras da vida.

 

Vamos tecer no nosso caminho um campo de flores, um campo de perfumes para que aqueles que venham atrás, no mesmo caminho, sintam que nós passamos por ali. Deixem a sua marca no seu caminhar.

 

Muita paz.

Graças a Deus.

Please reload

bottom of page