Tema: LE 728 a 736 = Lei de Destruição - Palestrante: Ronaldo
Reunião Pública Domingo – Dia 09/02/2020
Graças a Deus!
As normas de conduta mudam, se alternam, conforme as necessidades do seu tempo. O que pode numa época é proibido em outra. O que faz bem em um momento, faz mal em outro. Tudo é muito relativo.
Relativo à necessidade. Relativo ao nosso amadurecimento. Vamos analisar um pouquinho. Século XIV, XV, Idade Média, com algum esforço o homem conseguiria se manter dentro das normas de conduta, dentro dos hábitos culturais da sociedade em que vivia. Sem cometer grandes erros, sem receber grandes penas.
Essa mesma postura, hoje, cinco séculos depois, acarretaria para este mesmo homem várias penas, por ter cometido vários crimes. Condutas que hoje são considerados crimes, naquela época não eram.
Crimes contra si mesmo, contra a sociedade, contra os costumes. Várias posturas daquela época eram satisfatórias. Hoje não são mais. Se adequaram.
Aquele homem da Idade Média, atentava contra Deus, contra a lei de Deus, ao cumprir a lei dos homens?
A Lei de Deus é tudo que é necessário para vivermos bem. Quando o homem cumpre com as suas obrigações como encarnado está cumprindo as suas obrigações para com Deus, que sabe da sua história, das suas necessidades, do seu esforço para vencer todas as dificuldades.
Aquele homem da Idade Média, era santo, porque não infringiu nenhuma lei? Não. Apenas um homem encarnado se adequando ao seu tempo.
O homem hoje, século XXI, será santo se cumprir todas as regras do seu tempo? Não, será apenas um homem encaixado no modo de viver atual. As sociedades vão mudando, as regras vão mudando.
Estamos caminhando de um ponto para outro ponto, numa sucessão de pontos, até o infinito. A ligação destes pontos mostra, como uma seta, a ligação com o futuro. Estamos caminhando para lá. Para um modo de viver, aí sim, adequado às Leis de Deus.
Por enquanto, conseguimos, com bastante esforço, não ultrapassar alguns limites impostos pela Lei Humana, pelas Leis Divinas, que não serão os mesmos daqui a algumas gerações, como não são as mesmas das gerações anteriores.
Tudo é relativo à nossa necessidade de evolução. Enquanto precisarmos aprender algum ensinamento, haverá uma escola adequada a este ensinamento.
Por enquanto, o que podemos fazer é aprender o auto domínio. É nos dominarmos o suficiente para vivermos em paz, conosco e com os demais. Assim estaremos seguindo Deus, seguindo Jesus, e fazendo o melhor que podemos, hoje.
Muita paz.
Graças a Deus.