Tema: ESE cap. 13 : 7 a 8 = Ajudar sem retribuição - Palestrante: Wallace Nicodemus
Reunião Pública de 5ª. feira – Dia 20/02/2020
Graças a Deus!
É muito difícil deixar de pensar em si primeiro. Deixar de pensar nas vantagens futuras. Deixar de pensar que o centro do Universo somos nós.
Afinal, gosto de ter preservados todos os meus direitos, antes do direito dos outros. Gosto de ser o primeiro da fila do pão. Gosto de passar na frente na fila do Banco. Gosto de parar meu carro no estacionamento para idoso. Gosto de ter vantagens.
Essa é uma posição cultural que trazemos e absorvemos com facilidade porque nos interessa, porque nos deleitamos com ela.
A lição de Jesus torna-se inócua, quando todos desligam o celular menos eu.
(Durante a reunião um celular tocou várias vezes, desconcentrando a médium, apesar do pedido inicial de que todos desligassem os celulares).
É difícil ensinar igualdade de direitos, principalmente humildade. Nem igualdade conseguimos aprender. Que dirá humildade. mas, temos tempo, temos chance, temos Guias, temos Doutrina Espírita e temos muitas encarnações pela frente, quando vamos aprender o que não estamos conseguindo aprender nesta.
Pode ser que não seja tão suave. Pode ser que tenhamos que aprender de uma maneira mais drástica, para não esquecermos mais. Os convites estão sendo feitos de mil maneiras, para absorvermos as posturas de igualdade, de respeito, de dignidade, que são necessárias antes da humildade.
E a gente não consegue. Jesus está no comando e sabe das nossas dificuldades, sabe o que temos passado, sabe o que passaremos.
O que é certo é que vamos aprender a lição de uma maneira ou de outra. Haveremos de sentir prazer de ficarmos em nosso cantinho, observando aquele mais sábio, mais culto, mais inteligente, mais articulado. Há prazer nisso.
Nós não descobrimos este prazer ainda. Julgamos que só há prazer em aparecer. Ser o centro das atenções. Temos muito caminho pela frente porque vamos aprender. Que Jesus nos dê mais lições, melhores lições, para termos aprendizado real nesta encarnação.
Graças a Deus.