Tema: LE 674 a 685 = Lei de Trabalho - Palestrante: Robson Valentim
Reunião Pública Domingo – Dia 01/12/2019
Graças a Deus!
É interessante analisarmos as pessoas que trabalham muito. Estão sempre ocupadas, produzindo. Mal encontram tempo para suas próprias carências, e por isso deixam de reclamar e raramente são peso nos ombros de outras pessoas porque sustentam-se a si mesmos.
Por que elas são assim e nós não? Claramente, estas pessoas têm uma boa motivação. Fazem o que fazem porque são bastante motivadas para alcançar as suas metas e objetivos. Que nem sempre são os nossos. Nem sempre são claros para nós.
No interior destas pessoas é o que basta para movê-las.
Qual a nossa motivação? O que nos faz vencer a preguiça? Ainda precisamos descobrir!
Existe uma outra condição que sobressai nessas pessoas que trabalham muito. É a perseverança, a persistência. Estas pessoas não são “fogo de palha”. Não são entusiastas de um minuto apenas. Elas fazem e continuam a fazer e perduram na ação e na busca e continuam e vão produzindo incessantemente e com isso vão se aperfeiçoando. Vão multiplicando a sua utilidade. Vão sendo capazes de multiplicar o tempo.
E nós não conseguimos. Muitas vezes alegamos que não dá tempo! É muita coisa! Por que para elas sempre dá tempo? Porque elas têm uma condição essencial - Boa vontade. Elas querem aprender a fazer. Elas querem chegar no objetivo final. Elas querem ser úteis.
Aí chegamos ao âmago da questão. O Espírito precisa ser útil, senão ele se encolhe, atrofia. Para estar pleno, conectado às forças do bem, fazendo pulsar o seu interior precisa ser útil. E quanto mais melhor. Até chegar ao limite das forças e algumas vezes ir além.
Meus irmãos, na Casa Espírita o que mais temos é oportunidade de trabalho. Não nos falta tempo. Não nos falta condição física. Falta boa vontade. Paciência para aprender a tarefa. Falta motivação para acreditar que vai conseguir dar conta dela.
Falta este regozijo interior, sem esperar elogios de ninguém. Falta estar bem consigo, em paz, para bem desenvolver a sua tarefa. Para isso boa vontade para começar basta. Para prosseguir é preciso mais, é preciso uma boa motivação, uma alegria interior, uma conexão com o mestre Jesus, que foi o mestre do trabalho.
Estaremos longe das doenças, das tristezas e depressões. Longe das reclamações. Isso nos levará muito perto da paz e da felicidade.
Receita de bem-estar = trabalho.
Recomendação para todos.
Muita paz.