top of page

Tema: ESE cap. 11 : 9 = Lei de Amor - Palestrante: Ricardo Lima

Reunião Pública de 5ª. feira – Dia 12/09/2019

Deus seja louvado!


Falamos muito de amor. Banalizamos o conceito. Proclamamos o amor, mas não amamos. Apenas usurpamos um título para justificar as atrocidades que cometemos em seu nome. Como tudo o que fazemos.


Nos infiltramos no sagrado e o tornamos impuro. O homem luta com o homem. O devora. Dentre as espécies animais nenhuma come o seu semelhante, só o homem. Devora as suas entranhas, os seus sentimentos, as suas emoções, o seu futuro.


Devora tudo, na voracidade de se satisfazer. É o egoísmo pleno, o oposto do amor. Alguns alegam fazer isso por amor. E alguns acreditam, porque interessa.

 

Irmãos, só pode dizer que ama aquele que coloca o seu amor acima de tudo e de todos, inclusive de si mesmo. Aquele que se coloca em terceiro lugar. O primeiro é Deus.


O segundo é o próximo. E o terceiro é ele. Aquele que ama é o único que é capaz de praticar renúncias. De não colocar as suas necessidades e desejos antes do seu amor, que vem primeiro.


Então, podemos dizer que o que distingue o amor, de fato, é a capacidade de renunciar. E mais, sem alarde, até escondendo para que o seu amor não a recrimine.


Assim age Deus para com suas criaturas. Nos fornece tudo: a terra, a água, o ar, as energias, a inteligência e a vontade. E acredita que vamos fazer bom uso disso tudo.

 

Deus acredita em nós! Quando nós não acreditamos mais nos homens, Deus acredita ainda.


A cada nova experiência terrena é quando Deus volta a acreditar em nós. E nos oferece de tudo o melhor, para aprendermos, simplesmente, a amar. Esse é o objetivo das encarnações.


Nós, iludidos, trapaceiros, vingativos, praticamos o ódio. Mas, compreendemos as virtudes do amor que não temos.


Irmãos, ainda é tempo. Ainda dá tempo. Vamos meditar, analisar, compreender porque estou encarnado. O que vim fazer aqui? Qual o objetivo de Deus para mim? A resposta sempre será a mesma: aprender a amar.


Portanto, vamos começar com os de casa, atendendo cada familiar como se fosse uma visita, dando a ele o melhor lugar, o melhor pedaço, a cortesia. Sem esperar que ele faça isso conosco. Aí entra a renúncia. Dar-se sem esperar retorno.


Meus irmãos, o amor tem poder. O amor contagia. O amor dobra qualquer situação. Quando empregamos a violência e o ódio não deu certo. Vamos tentar agora com amor, com doçura. Vamos tentar.


Que Deus nos dê tempo para tentar, e tentar, e tentar.

 

Graças a Deus.

Please reload

bottom of page