top of page

Tema: LE 532 a 535 = Influência dos Espíritos - Palestrante: Roberto Santana

Reunião Pública Domingo – Dia 11/08/2019

Graças a Deus!


Nada acontece sem a permissão de Deus! Então, podemos dizer que tudo que acontece é com a permissão de Deus. Então podemos dizer que tudo que acontece tem a benção de Deus.


Será que podemos afirmar isso? Quando o mal acontece é com a permissão de Deus? Quando o mal acontece é uma benção divina? Temos que colocar a relatividade em tudo. Raciocinar conforme o caso. O que sabemos é que nada acontece por acaso.


Se o mal insiste em se materializar, em se realizar, há uma necessidade de aprendizado. Há uma necessidade de amadurecimento. Aí Deus permite que o mal se realize, porque servirá de ensino e de impulso para os Espíritos envolvidos naquela ação.


No final o evoluir é uma benção divina. Tudo que nos acontece tem uma causa. Mais do que uma causa, tem um objetivo. E necessariamente este objetivo tem que ser o bem.


A causa pode ser o mal, mas o objetivo tem que ser o bem. Meus amigos, se existe uma fatalidade, é este bem, que Deus consegue reverter todas as situações, mesmo as mais complicadas, e delas fazer sair o bem. É uma fatalidade. Pode demorar, pode doer, mas o bem vai acontecer, vai ser extraído o néctar do bem, do belo, do superior, do elevado.


É questão de tempo. É questão de Deus. Meus amigos, isso não nos impede de pedir, não para que as nossas dificuldades sejam afastadas dos nossos caminhos. Seria o mesmo que pedir a Deus a ignorância perpétua. Isso não é possível.


Temos que pedir forças, compreensão, lucidez para entendermos a margem do caminho, os sinais do caminho e compreender onde leva este caminho. Isto é crescimento, isto é evolução. E isto é do bem. Isto é de Deus.


Quando nos rebelamos, quando nos revoltamos, nos negamos a participar desta grande engenhosidade de Deus há necessidade de uma grande contenção ao nosso redor para que o mal não prospere e se multiplique ao eterno.


Aí a mão de Deus nos fere para nos conter, para impedir quedas maiores. Olha o objetivo útil novamente. Olha Deus extraindo do mal, um bem. Meus amigos vamos dar menos trabalho aos mensageiros de Deus. Ao invés de solicitar a sua contenção ao mal que produzimos vamos solicitar a participação deles no bem que realizamos. Isto é possível. Eles gostam de participar. Isso não fazemos.


O mérito buscamos só para nós. A queda foi castigo de Deus. Vamos buscar um pouco mais de Doutrina Espírita para entender: Deus nos ama e de um jeito ou de outro nos fará chegar ao bem. Não ao bem de um, mas o bem de todos.


Esse é o amor de Deus – para todos.


Fiquemos em paz.
Graças a Deus.

Please reload

bottom of page