Tema: LE 499 a 510 = Espíritos protetores - Palestrante: Sheila Lopes
Reunião Pública Domingo – Dia 14/07/2019
Graças a Deus!
Tudo que existe tem uma causa. Tudo que nos acontece ao longo de uma existência tem uma causa. E essa causa somos nós. Saúde, dinheiro, beleza, inteligência, poder, em excesso ou escassez, são condições que, se colocadas em nossas vidas vão nos dar os limites para transitarmos com proveito nesta existência.
Então, se não tenho dinheiro a causa sou eu, porque se tivesse me atrapalharia no uso indevido deste dinheiro caindo nos vícios, no orgulho e sairia desta existência pior do que cheguei. E assim com todas as outras facilidades.
Então, começamos a entender que as dificuldades são as nossas propostas de progresso. São através delas que vamos evoluindo, corrigindo os nossos defeitos. Muitas vezes, com bastante rebeldia, enraivecidos mesmo, mas vamos evoluindo.
Assim com as coisas que nos circundam.
Mas, existem as correções que vêm pelas dores morais. Não pelas coisas. Vêm pelas pessoas. Essas pessoas também nos trazem o instrumento de progresso que precisamos; a ingratidão, a desilusão, a traição.
Tudo que nos acontece a causa somos nós. Temos necessidade de aprender alguma coisa.
Quando nos sentimos ofendidos, traídos, humilhados, quando nos sentimos violentados na alma é um exercício para aplicarmos a indulgência, a tolerância e o perdão.
Afinal, quem é Espírita? Quem sabe mais? Quem sabe mais tem obrigação de agir de acordo com o que sabe.
E sabemos que este irmão é instrumento de Deus para trazer um ensinamento que dói, mas que até agora não tivemos sucesso em outras tentativas.
Então, nos chega através de alguém próximo e vamos passar pela dificuldade do perdão.
Se analisarmos friamente, esse irmão é o mensageiro para o nosso crescimento. O escândalo é necessário. Nós vamos crescer. Nós vamos purificar a nossa alma, melhorar a nossa condição espiritual. Se entendermos que este irmão está cumprindo a parte dele. Quem não está somos nós.
E virar a nossa sintonia e vibração para as faixas do amor. Amor não ao inimigo, que ainda não somos capazes. Mas, amor a Deus, que coloca em nosso caminho exatamente o que precisamos para nos forçar um amadurecimento, um crescimento.
Entendendo, assim, que este irmão é agente do nosso bem. No fundo, nos fez um tremendo bem, nos deu a lição preciosa de que é melhor perdoar.
Fiquemos em paz.
Graças a Deus.