top of page

Tema: ESE cap. 8 : 9 a 10 = Verdadeira Pureza - Palestrante: Eucimar

Reunião Pública de 5ª. feira – Dia 14/03/2019

Deus seja louvado!


Existe um mundo onde não há mentiras, hipocrisias e falsidade porque tudo que pensamentos e sentimos é visto por todos os demais. Então, não há como esconder ou fingir ser o que não se é. É um mundo de verdades.


A terra ainda não é destes mundos. A Terra ainda é um mundo de hipocrisias e falsidade, de enganação e mentiras. Ainda temos sórdidos porões na alam que tentamos encobrir com vestimentas brilhantes, que tentamos ocultar de todos. Ou para sermos ardilosos e pegarmos de surpresa a vítima ou porque nos envergonhamos do que somos por dentro. De qualquer forma falseamos, escondemos a verdade.


É doloroso olhar para dentro e ver pestilência, maldade, inferioridade, negritude. É triste reconhecer que temos tudo isso na lama. Que somos ainda isso tudo. É muito triste sentir vergonha do que somos.


Mas, para aqueles que têm uma vergonha genuína existe uma saída. Existe a maneira de se limpar.


Não é fácil, cômodo nem rápido. Ao contrário. Existe esforço, tenacidade e convicção. Vamos ter que limpar diariamente aquela mancha. Vamos ter que esfregar todos os dias. Pela força do hábito, da vontade, pela ineficácia da sua própria existência.


Assim os nossos defeitos vão sendo desbotados, descoloridos e vamos plantando virtudes iluminadas.


Esse processo de renascer em si mesmo não precisa ser para a próxima reencarnação. Porque reencarnação não transforma defeito em virtude. Esse processo pode ser nesta mesma encarnação. Temos acesso ao Evangelho de Jesus e podemos fazer isso. Renascer por dentro. Policiar os pensamentos, os sentimentos. Dirigir com imposição as nossas atitudes e posturas até que se tornem naturais, leva um tempo, mas acontece.


O que não podemos é continuar como estamos, fingindo porque todo mundo finge, enganando porque todo mundo engana. Morrendo por dentro porque todo mundo faz assim.


Não somos Espíritos por acaso. Há um propósito dos nossos guias e mestres em nos trazer ao Espiritismo para fazermos este trabalho de limpeza dos nossos sórdidos porões da alma.


Então, caros amigos, mãos à obra. Temos, talvez, pouco tempo. O trabalho é nosso e é urgente e podemos começar imediatamente a buscar o que queremos mudar e a mudar de fato, com constância, consciência e com certeza de que este é o caminho que nos levará finalmente à paz e à felicidade.


Graças a Deus.

Please reload

bottom of page