top of page

Tema: LE 361 a 366 - Faculdades morais e intelectuais - Palestrante: Sheila Lopes

Reunião Pública Domingo – Dia 17/03/2019

Graças a Deus!


Na nossa trajetória de Espíritos imortais rumo à perfeição cumprimos algumas etapas que vão sendo, ao longo do tempo, necessárias para a etapa seguinte.


Então, começamos do ponto zero e vamos evoluindo, gradativamente aprendendo a viver.


Inicialmente aprendemos a satisfazer as necessidades da matéria: proteção, alimentação, procriação. Logo a seguir começamos a perceber que temos outros valores a serem defendidos. E, começamos a alargar o nosso horizonte, envolvendo com nossas condições básicas, também a família, a tribo, os cidadãos ao redor.


E vamos percebendo que a minha paz depende da paz do outro.


O meu bem-estar depende do bem-estar do outro. Ocorre que, inicialmente, trabalhamos apenas baseados na necessidade de nos mantermos vivos. Mas, ao desenvolvermos a inteligência pela luta da sobrevivência, começamos a perceber quais os valores que nos convêm. Valores monetários, imóveis? Nem sempre.


Dizem que quando se quer conhecer o caráter de uma pessoa basta dar-lhe poder. E ela se mostrará por inteiro. Do mesmo jeito, se queremos conhecer o interior de uma pessoa vamos dar a ela dinheiro. O uso que ela fizer do dinheiro denunciará o que ela é de verdade.


Assim, vamos descobrindo o encaminhamento de Deus para cada um de nós, quando nos situa em posição subalterna, com livre-arbítrio limitado, sem opção de alargamento das nossas ações, é porque precisamos ainda aprender o controle de todos os bens materiais, para depois sabermos o que fazer com o poder, com o dinheiro, com a saúde, com a beleza, com a juventude. Valores que nem sempre enaltecemos. Muitas vezes usamos beleza, saúde, dinheiro para alcançar objetivos ilícitos.


Mas, estamos evoluindo. Mesmo quando erramos, aprendemos a desgostar do resultado das ações infelizes. Assim, evoluímos mais um pouco. Até que possamos estar todos juntos, sabendo que o bem que me convém é o bem que faço aos outros.


O bem que acúmulo nem sempre me faz bem. É toda uma visão de mundo a ser alcançado pelo Espírito que está em aprendizado, está em evolução.


Deus nos aguarda no tempo certo. Há tempo para tudo. E cada um evolui no seu tempo. Os estágios evolutivos são diferenciados. O que importa é que enquanto sou incomodado pelo irmão ao lado: negligente, imprudente, leviano, bruto, agressivo, não importa, tenho a oportunidade de exercitar em mim o oposto, a paciência, a tolerância, a beneficência. São os valores que devemos tirar das situações constrangedoras, se quisermos evoluir.


Meus irmãos, não há nada errado com o nosso planeta. Está tudo certo. Temos todas as condições que precisamos para evoluir. Se formos inteligentes saberemos perceber que mesmo as dores são degraus da nossa evolução, se bem entendida a função da dor.


Sejamos capazes de raciocinar e perceber todas as oportunidades de crescimento, porque são elas que nos empurram para a frente.


Muita paz.
Graças a Deus.

Please reload

bottom of page