top of page

Tema: ESE cap. 7 : 11 a 12 = O Orgulho e a Humildade - Palestrante: Amaro

Reunião Pública de 5ª. feira – Dia 07/02/2019

Graças a Deus!


Já fomos informados do motivo que nos trouxe a esta encarnação: Limitar o espaço das nossas más tendências, sufocar as inferioridades que existem em nós. E, assim, abrir espaço para a implantação e desenvolvimento das virtudes que precisamos desenvolver.


Simples o enunciado. Difícil a execução. 


Trazemos o hábito de enxergar o mundo através dos nossos interesses. Cada um tem o valor da sua utilidade para nós. Valem o que podemos utilizar. Assim, o maior de todos somos nós. O restante todo, são anões ou pigmeus, na nossa visão.

 

Mas, Deus tem mecanismos para nos enquadrar na realidade e quanto mais inflarmos o nosso orgulho e nossa vaidade, por causa do nosso egoísmo mais traremos para perto de nós a necessidade da lição dura, definitiva.


Quanto mais elevarmos o nariz no menosprezo aos semelhantes mais necessitaremos que Deus nos faça baixar a fronte para o chão para nos diminuirmos, para olharmos os outros, não mais de cima para baixo, agora de baixo para cima.


Dói muito, na exata medida no nosso orgulho. Para aquele que é humilde não dói nada, mas para o orgulhoso sangra a alma. Mas, é a lição necessária.


Quem tornou esta necessidade urgente? Fomos nós. Estamos tendo, agora, junto ao Espiritismo a oportunidade de amenizar essas lições colocando a razão e o bom-senso a serviço da nossa evolução. Vamos, por um movimento interior, domesticando essas más tendências.


Cada vez que olharmos os outros de cima para baixo podemos lembrar das lições de humildade de Jesus e desinflarmos a nossa grandeza, voltando ao tamanho original, ou seja, vamos nos tornar pequenos. Do mesmo tamanho do nosso próximo e semelhante.


Se fizermos assim, por força da nossa própria vontade estaremos tornando desnecessária a mão de Deus nas lições mais duras e estaremos acelerando a nossa evolução até que finalmente, serenos e pacificados, olharemos os irmãos com olhos de amizade e compreensão, de igualdade, com olhos de igualdade, finalmente serenados pela humildade.


A felicidade batendo à nossa porta.


Meus amigos, aproveitemos a oportunidade de praticar a humildade, enquanto é tempo.


Muita paz.

Please reload

bottom of page