Tema: LE 266 a 273 - Escolha das provas - Palestrante: José
Reunião Pública Domingo – Dia 20/01/2019
Graças a Deus!
Serenai os vossos corações! Deus não tem pressa. Sabe para onde nos levar e sabe que chegaremos lá.
O nosso grande desafio é aprender a amar. É para isso e por isso que estamos encarnados.
É para isso que estamos experimentando tantas vicissitudes, tantas situações, tantas exposições, para desenvolvermos em nós a capacidade do amor.
No início, ainda muito incipiente, confundíamos o amor com muitas outras sensações. Como a posse, a fartura. Nos entorpecíamos, sem saber o que era o amor de fato.
Passados séculos, muitas encarnações vamos desenvolvendo em nós a sensibilidade e vamos começando a perceber que existe amor, não em nós, ainda, mas existe. E vamos tomando consciência de que este é o nosso objetivo: aprender a amar.
Numa escola, iniciamos no primeiro ano as primeiras letras, palavras. Sabendo que o objetivo é o título acadêmico anos mais tarde. Mas, vamos somando, contribuindo, crescendo em experiência, aprendizado, até estarmos aptos a uma conclusão de curso. Aprendemos.
Mas, como se aprende o amor? Não é em livros. É em relações, é na troca das energias. É no olhar, é na vibração. Nada disto consta de apostilas ou tratados. Tudo isso é vivência terrena que se prolonga para vivência espiritual.
Algumas vezes, quando cometemos erros, somos levados, na encarnação seguinte ou posteriores, à inversão da posição. Se fomos autoritários, exigentes, cruéis, na encarnação seguinte podemos trocar de lugar e vir numa situação subalterna, para sofrer na carne o que fizemos os outros sofrerem e assim percebermos o quanto estávamos equivocados.
Mas, existem situações em que a inversão da posição não é o mais indicado.
Por exemplo: se viemos numa encarnação possuidores da beleza e usamos maleficamente o poder da beleza para domínio, sedução. Não vai adiantar vir na outra encarnação feia. Tem que voltar com a beleza e saber usar a beleza. E vai ser em encarnações em corpos belos até aprender.
Se vier feia não vai ter a chance de aprender. Deus tem muitos caminhos para nos fazer crescer.
Meus amigos, graças a Deus, temos a Doutrina Espírita para levantar o véu de tanta obscuridade, que nos expõe com bastante clareza, fácil ao raciocínio, porque os nossos desafios.
São as lições que ainda não aprendemos. Porque depois que aprendemos é fácil. O orgulhoso, quando deixa de ser orgulhoso não sofre mais nenhuma humilhação, é fácil. O generoso, depois que aprende a ser generoso não sofre mais os tormentos da usura.
E assim por diante. Temos que nos libertar de tantas dores produzidas pelo nosso estado inferior e que depende, em algum grau, da nossa participação para sairmos o mais rapidamente desta situação inferior.
Busquemos o Evangelho de Jesus, a maior e melhor norma de conduta para a humanidade e lá encontraremos, em todas a páginas, o amor, o respeito, a tolerância, a caridade.
Busquemos isso e estaremos diminuindo muito as dificuldades do futuro.
Dependem de nós, hoje.
Muita paz.