Tema: LE 223 a 236 = Espírito Errantes - Palestrante: Marilda
Reunião Pública Domingo – Dia 18/11/2018
Graças a Deus!
Quando queremos aprender uma língua estrangeira, nos matriculamos no curso. Assistimos às aulas. Fazemos exercícios. Aprendemos a desenvoltura naquela língua. Se quero aprender Química, por exemplo, preciso fazer um curso de Química para aprender.
Assim, como em tudo o mais. Podemos aprender tudo, desde que estejamos no curso certo.
Se quero aprender Matemática não vou me matricular no curso de Psicologia. Tem que ser o curso certo para o meu objetivo.
No plano espiritual a gente aprende um monte de coisas. A gente percebe, principalmente o que falta aprender. A gente fica estarrecido com as reações que tivemos em desacordo com as que queremos ter.
Verificamos quanto estamos atrasados. Aí, queremos um curso para aprendermos o que não sabemos.
Mas, qual é o curso para aprender a ser gente? Para aprender a ter caráter? Para aprender a ter amizade, honestidade? Qual o nome deste curso? Onde está este curso?
Aí, precisamos encarnar. Para assumirmos o compromisso de satisfazer um corpo humano, físico, que nos leva ao trabalho para sua manutenção vital, para os seus prazeres e gozos.
Aí começa o nosso aprendizado. Porque este corpo nasce num grupo chamado família, onde vamos testar tudo aquilo que vimos, na erraticidade, e prometemos corrigir.
É lá, neste corpo que nos iguala a todos. Somos iguais em dor e necessidades. Todos têm que dar manutenção ao corpo. Somos iguais. Não há privilegiados.
O nosso curso começa. Trabalhar para sustentar o corpo sem menosprezar os colegas de trabalho, sem xingar o patrão. A cumprir horários, a ter compromissos. A prestar conta das metas assumidas. A previdência para se deslocar no horário certo.
São tantas as lições que a encarnação oferece. Este é o curso que precisamos. Curso de gente de bem. Curso de homem de bem. Graças a Deus, temos este curso. E voltamos a este curso muitas vezes. Algumas lições são difíceis de aprender. Porque temos má vontade em aprender. Porque nos revoltamos, negligenciamos as lições.
Voltamos ao curso terreno, ao corpo físico, tantas e tantas vezes, até o aprendizado ser feito. Aí não precisamos mais de corpos tão materiais e tão exigentes. Aí estaremos na condição de Espíritos Puros. Já sabemos o que era pra saber. Não se justifica mais a matrícula nesse curso terreno, nesse curso material.
Meus amigos, percebemos então que é do nosso total interesse aprendermos com rapidez, com boa vontade, com interesse de aprender para estarmos menos envolvidos nos desagradáveis efeitos que a nossa desobediência provoca, para estarmos mais aproximados dos Espíritos bons que nos tutelam, que nos aconselham, que nos ajudam.
É do nosso interesse aprender, e aprender logo. A nossa escola Terra vem se aprimorando para oferecer estudo a Espíritos melhorados, uma série acima.
Se não nos aplicarmos em aprender as lições atuais não estaremos aptos a estarmos na próxima série, junto a alunos mais aplicados. É do nosso interesse o esforço que devemos fazer agora. Não para decorar Inglês ou Química, mas para aprendermos a ser pessoas de bem.
Muita paz.