top of page

Tema: ESE cap. 2 : 5 a 7 = O ponto de vista Palestrante: Ely Emanuel

Reunião Pública de 5ª. feira – Dia 01/02/2018

Graças a Deus!

 

Coitado do que não tem fé. Pobre do que não tem perspectiva. Como sofre! Como merece compaixão!

 

Imaginemos uma grande sala de espetáculo. As pessoas vão chegando, desfilando os seus trajes, suas companhias, tecendo comentários, ocupando os seus lugares. Alguns na grande plateia, alguns em balcões, frisas, camarotes. Toda a sala vai sendo ocupada. A cortina está abaixada. Eles se distraem fazendo comentários, notando detalhes das pessoas, dos seus modos.

 

Tudo os distrai. Qual o motivo para estarem ali? Afinal, o que fazem? Apenas se olham, se cumprimentam?

 

Assim é o homem que não aceita a vida futura. Que não entende a perspectiva de prolongamento da vida, que se limita apenas ao momento presente. É como a grande plateia, sem objetivo. Apenas vivendo. De repente, as luzes se apagam, a cortina sobe. Aparece vida, arte, som, um espetáculo. Que estava ali atrás das cortinas. E todos olham para o espetáculo. Agora passa a ser o objetivo assistir àquela apresentação.

 

Assim são muitos dos encarnados. Acreditam que estão encarnados apenas para se exibirem, criticarem. Esquecem que o objetivo de estarem nesta plateia de encarnados é a vida futura, é o que está atrás da cortina. Só creem quando ela se apresenta.

 

Nós, espíritas, sabemos o que há por trás da cortina. Sabemos que o nosso objetivo não é deslumbrar e ser deslumbrado na grande plateia. Sabemos por que estamos aqui. Viemos aprender. Viemos entender o que aquela obra de arte vai nos passar: crescimento.

 

Vamos, com todo aquele preparativo para a casa de show buscar mais um pouco de certeza na vida futura. Certeza de que vamos estar lá um dia.

 

Meus amigos, é muito medíocre, muito pequeno, estar encarnado simplesmente por estar. Vamos alargar nosso ponto de vista. Vamos olhar para o alto e fazer a conexão de que esta vida continua. Ela não acaba com a morte do corpo. Ela continua existindo.

 

Nós estamos aqui justamente por causa deste prolongamento de vida. Vamos fazer com que o espetáculo da vida terrena sirva de alguma lição, de entendimento, além de entretenimento.

 

Muita paz.

Graças a Deus.

Please reload

bottom of page