top of page

Tema: Focos de Luz = Jesus, o trabalhador incansável - Palestrante: Roberto Santana

Reunião Pública Domingo – Dia 10/12/2017

Graças a Deus!


Falemos de nós. O que nos faz trabalhar? Trabalhamos, normalmente, para ganhar o sustento necessário à vida. Vendemos o nosso tempo, a nossa inteligência, a nossa disposição, os nossos talentos, por um preço que pague os gastos com a manutenção da nossa vida material.


Mas, há pessoas que trabalham por algo diferente. Há pessoas que trabalham por amor, não por dinheiro. Há pessoas, como uma avó, por exemplo, que já com perda de vitalidade ainda se impõe tarefas para cuidar do neto muito amado. E ai de quem lhe negar este direito de avó. O que a move? É o amor por sua neta, seu neto.


Também, há outras pessoas que se movimentam, que trabalham, por uma ideia, por uma causa. São aqueles que depois do trabalho remunerado vão se oferecer voluntariamente para uma tarefa numa ONG, numa entidade religiosa. Não faz diferença se é por uma hora ou duas, uma vez por semana ou por mês. É um trabalho dedicado à causa em que se acredita.


Por qual destes três motivos Jesus trabalhou? Podemos afirmar com segurança, que pelos três.


Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro e o exerceu até o início do seu messianato. Ele ajudava no sustento da sua casa. Era um trabalho remunerado.


Depois, Jesus foi chamado a uma causa maior, causa de Amor a toda humanidade, não a uma pessoa, a um neto. Para Jesus somos todos familiares.


Jesus trabalhou oferecendo conhecimento, informação. Trazendo as notícias do Reino dos Céus para todos que quisessem ouvir.


Jesus também trabalhou em nome da causa do progresso, da elevação moral e espiritual de todos os seres da humanidade. Jesus tinha fé de que valia a pena este trabalho. E trabalhou. Se ofereceu por inteiro a esta causa, por amor.


Ofereceu a sua vida. Ofereceu a sua morte. Ofereceu a sua existência como espírito.


Oferece, ainda, a esta causa, de nos trazer, finalmente, toda revelação das leis da vida e da morte, das leis que regem a humanidade.


Jesus, o trabalhador incansável, trabalhou o tempo todo. Trabalha ainda, porque ainda não tem concluída a sua tarefa.Ainda não pode apresentar ao Pai  uma humanidade redimida. Ainda há necessidade de trabalho incansável.


Nós, objeto de toda esta solicitude, de todo este amor, muitas vezes emperramos a tarefa de Jesus. Voltamos as costas aoconhecimento. Negamos qualquer  esforço de ascensão, dificultando a obra de Jesus.


Só que Jesus é o trabalhador incansável. Ele não vai desistir de nós. Nós é que precisamos amadurecer e aceitar os designos de Deus para todos nós, de felicidade. Felicidade que cada um vai construir para si, com trabalho, com esforço, com dedicação. O trabalho é nosso para que a felicidade também seja.


Jesus nos ensina como fazer. Jesus nos aguarda. O tempo é nosso, para trabalharmos.


Muita paz.

Please reload

bottom of page