top of page

Tema: LE 790 a 793 - Civilização - Palestrante: Maggie

Reunião Pública de Domingo – Dia 11/06/2017

Graças a Deus!

 

Da civilização trazemos apenas o verniz.

 

Não rangemos mais os dentes. Não vociferamos. Não arrancamos pedaços de ninguém. Por isso julgamo-nos civilizados.

 

Só porque não podemos ver o que trazemos por dentro, de ódio, de raiva, de desejo do mal, de infelicidade para os outros. Isso é invisível. Reagimos como se não existisse, quando existe e provoca o mal.

 

Civilização perfeita, completa, somente aquela em que todos amarem a Deus, amarem ao próximo o mesmo tanto quanto amam a si mesmos.

 

Somente quando formos capazes de amar o outro o mesmo tanto que amamos o nosso filho. Quando soubermos respeitar o vizinho o mesmo tanto que respeitamos as pessoas da família. Civilização completa só quando os homens se amarem.

 

Estamos longe deste dia, mas estamos a caminho.

 

Ultrapassamos um período de trevas, que parecia interminável, mas que terminou. Hoje, quando as luzes se acendem podemos ver com claridade que somos seres inteligentes. Somos seres evoluídos e estamos progredindo moralmente, a passos muito lentos.

 

É verdade que não mordemos, mas é verdade que ainda odiamos.

 

É verdade que não cometemos mais grandes violências contra o nosso próximo, mas é verdade que ainda desejamos o mal deste próximo.

 

Civilizados seremos quando entendermos que este próximo tem o direito de ser como quiser e que merece ser respeitado pelo que consegue ser. Que tem um lugar ao sol, exatamente igual ao nosso.

 

Esse dia vem se aproximando e cada vez que estudamos um pouquinho mais a Doutrina Espírita vamos nos compenetrando de que esta civilização começa em cada um de nós.

 

Cada cidadão, cada ser humano, deve educar-se, civilizar-se moralmente.

 

Moralmente quer dizer aprender a amar a tudo, a todos e a si mesmo.

 

Meus irmãos busquemos a paz em nossos corações. Busquemos amansar as nossas fúrias. Busquemos olhar para o céu e desejar as estrelas porque lá é o nosso futuro. Lá é o nosso caminhar.

 

Somos viajantes do tempo e do espaço e, queira Deus, sejamos habitantes destes mundos celestes, felizes, em breve tempo.

 

Que assim seja.

Graças a Deus.

Please reload

bottom of page