top of page

Tema: LE 794 a 797 - Progresso da Legislação humana - Palestrante: Roberto Santana

Reunião Pública de Domingo – Dia 18/06/2017

Graças a Deus!

 

Comparando um momento no tempo da humanidade com um momento mais recente somos forçados a reconhecer que houve um progresso na legislação humana.

 

Se em outros tempos, para um crime cometido, punia-se até os descendentes, a família toda, hoje o crime não passa da pessoa do criminoso. Houve um progresso fantástico, afinal, é justo que quem cometeu o delito seja punido por este mesmo delito.

 

Mas, vamos analisar a Lei de Deus, esta sim é que importa.

 

A nossa legislação humana caminha para a frente, em alguns momentos parece petrificada, para adiante voltar a caminhar para a frente e para o alto.

 

Para a frente, para não cometer erros anteriores, aprendendo a legislar. Aprendendo a abranger toda a comunidade pelos benefícios alcançados pela Lei. Para cima, aprendendo a ser reflexo da Lei de Deus, esta, perfeita e imutável.

 

Na Lei de Deus não importa fazer sofrer o criminoso. Importa fazê-lo aprender, fazê lo reconhecer o erro e desistir de cometê lo novamente.

 

Para Deus não importa o sofrimento, mesmo que devido a erro cometido, importa a consciência de que fez o mal e que precisa fazer o bem. A partir daí toda uma sequência se desdobra, de oportunidades, para esse que caiu, se levantar.

 

São muitas as vezes em que a Providência Divina se apresenta oferecendo resgate a estas almas caídas, para que não voltem a cair. A Lei de Deus não é lei de punição, é lei de oportunidade, é lei de paciência. Sempre, muita paciência. Deus nos aguarda. Deus nos espera, mesmo quando temos certeza das nossas verdades, e Deus sabe que são mentiras. Ainda assim Deus nos aguarda.

 

Se tem uma característica que sobressai dentre todas as demais na Lei de Deus, é a educação do espírito. Todas as vertentes da lei são para forçar o Espírito a caminhar para a frente na sua própria evolução, que é a sua educação moral. Cada vez que um espírito se retarda na sua evolução, por indolência, por preguiça, por má vontade vem o mecanismo da Lei e o instiga a se levantar e a trabalhar e a buscar.

 

Deus não pune o erro cometido. Deus instiga para que se abra os olhos e se enxergue a luz. Aí sim comece a caminhar.

 

O que falta para todos nós, não é legislação punitiva. É oportunidade de progresso intelectual e moral. É educação. Povos educados não precisarão de penitenciárias.

 

Devemos construir escolas para deixar de construir presídios.

 

Meus amigos, Deus nos aguarda com paciência, com sabedoria, com amor, com tolerância, mas sem jamais abrir mão de um filho seu. Deixá-lo para trás, indefinidamente, isso nunca. Sempre haverá uma maneira da Lei nos alcançar e nos fazer retomar o caminho, que é o caminho da nossa própria felicidade, pelo trabalho, pelo estudo, pela fraternidade.

 

Sigamos a Lei Divina em primeiro lugar e todas as demais leis humanas estarão atendidas.

 

Muita paz.

Graças a Deus.

Please reload

bottom of page