Tema: 153 anos do ESE e 160 do LE - Palestrante: Silvinha
Reunião Pública de 5ª.feira – Dia 13/04/2017
Graças.
Allan Kardec foi quem deu personalidade à Terceira Revelação. Foi com a sua mente inquisitiva, com as suas perguntas que as respostas chegaram.
Não se tem resposta sem que antes haja perguntas.
Foi graças a Allan Kardec que as perguntas propostas deram ensejo para que os Espíritos dissertassem, trazendo a 3ª. Revelação. Kardec, como cientista, grande pesquisador, empregava o método de perguntas sequenciais sobre o mesmo tema.
Com frequência encontramos as perguntas – O Que? Como? Quando? Onde? Por que? Para que? Cercando o assunto por todos os lados possíveis de serem perquiridos.
Os Espíritos se fartaram com a chance de trazer todas as informações pedidas.
Se Kardec tivesse economizado perguntas teríamos metade do Livro dos Espíritos. Teríamos o Espiritismo manco, faltando partes. Kardec foi grande, pensou grande, perguntou além e recebeu o que pressentia nas suas perguntas, o que antevia com as suas indagações.
Afinal, só perguntamos quando fazemos alguma ideia sobre o fato, mesmo que errônea. Kardec não economizou perguntas, provocando, com algumas perguntas capciosas, corrigendas dos Espíritos comunicantes.
Podemos dizer que o Espiritismo deve a Kardec toda a abrangência com que foi montado. O questionário encontrado no Livro dos Espíritos. Graças a Este missionário temos hoje a base, e entendam base como solidez, como estrutura para todo o grande edifício que a Espiritualidade vem montando ao longo destes anos, e ainda há muito a fazer, mas sem alterar a estrutura inicial.
Graças damos a Deus por este missionário, que nos dá hoje possibilidades mil de renovação aproveitando a leitura, o estudo, a instrução do Livro dos Espíritos.
Saibamos honrá-lo, dignificando o Espiritismo.
Muita Paz.