Tema: 153 anos do ESE e 160 do LE - Palestrante: Allan Bispo
Reunião Pública de Domingo – Dia 16/04/2017
Graças a Deus.
Sabemos, porque vivemos hoje dias de liberdade em que podemos escolher onde depositar confiança, onde crer, onde praticar o que se crê.
Houve dias em que isso não era possível e que todos deviam rezar pela mesma cartilha arbitrada pelo poder temporal.
Os séculos andaram, as luzes chegaram e com elas o Espiritismo, filosofia espiritualista plantada em bases solidas, científicas, explicando o Evangelho de Jesus, seus desdobramentos, tanto para a vida material quanto para vida espiritual.
Doutrina nova, apenas 160 anos, mas já realiza entre os seus profitentes a renovação de ideiais, de propostas, e consequentemente de uma nova vida.
Aquele que se diz Espírita não se permite mais sentimentos, posturas que antes julgava lícitas. Sua consciência hoje o reprovaria de tal maneira que se sentiria em pleno inferno, se negasse as suas convicções, agindo em contrário do que acredita.
E será assim que acontecerá a renovação de toda uma sociedade, um por um, convertendo corações endurecidos em sentimentos elevados, fazendo com que todos pensem em todos. Onde nenhum necessitado esteja fora das vistas e da atenção daquele que pode fazer alguma coisa.
Será pela conversão de atos, de sentimentos, de ideiais que a sociedade se renovará através dos postulados espíritas, seja na sua pureza, da maneira como Kardec a trouxe, seja pela aceitação e incorporação de seus postulados em outras doutrinas, que passariam então a rezar pela cartilha da renovação evangélica, fazendo pelos outros o quegostaríamos que os outros nos fizessem.
Esta é a receita de sempre, que ainda precisa ser implantada nos corações.
A Páscoa representa esta renovação. A morte do homem velho para o nascimento do homem novo. Não importa o rótulo, o título, importa o conteúdo.
Muita paz.
Graças a Deus.